quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amizade


O tempo passa e vamos nos perdendo pelo tempo sem nos darmos conta de que tudo que nos importa também se perde. Passamos tão despercebidos pela vida que quando nos damos conta tudo já era. Nada mais volta ao seu lugar. Pessoas, momentos, palavras que poderiam ter sido ditas, atitude tomadas. Nada mais esta no mesmo lugar que doravante estavam. Mas quando percebemos já é muito tarde.
Paramos para pensar e nos lembramos dos nossos amigos, que alegria eram aqueles momentos que vivemos juntos, doce saudade. Mas é triste, dói saber que acabamos nos perdendo, saber que poderíamos ter sido mais presentes em suas vidas, que a vida poderia ter sido diferente se os tivéssemos por perto.
Quando mais tarde voltarmos por um acaso a rever aquelas fotografias, vai doer, lágrimas vão rolar, por lembrar que tudo era tão bom, e fomos nós com esta mania besta da humanidade de ser egoísta que afastamos esta alegria de nossa vida. Fomos nós que pensamos só em nosso mundo que não nos permitimos sermos felizes ao lado de quem não nos recrimina, mas ao contrário nos dá sempre uma mão quando caímos.
Um dia lembraremos com alegria de tudo, dos momentos de alegria, das gargalhadas, das descobertas dos amores, dos sonhos compartilhados, das perdas, das desilusões, das lágrimas pelos fins de semana longe, por aniversário que nos fizemos presente. Lembraremos de com quem vivemos os melhores e mais intensos momentos de nossa vida.
Quiséramos nós poder manter sempre perto quem nos faz felizes, nossa família que nos foi permitido escolher, tudo seria perfeito. Mas infelizmente perfeição não existe, mas a busca de tal sim. Então porque não buscamos a perfeição da felicidade despretensiosa com nossos amigos? Porque permitimos os ver partir pelo horizonte até se tornarem uma vaga lembrança em nossas vidas? Porque não gritamos, volte, fique ao invés do silêncio? Talvez a única coisa que eles queriam ouvir quando partem é um volte ou estarei aqui caso precise voltar.
Que não seja hoje muito tarde para dizer a um amigo o quanto ele é especial em sua vida, não permita que ele parta, pois há a dura possibilidade que sua partida não tenha mais volta. Não permita tal tragédia. Busque sempre estar perto ainda que distante. Dê um telefonema, mande um email. Quando se encontrarem tenha sempre os braços abertos para recebê-los, palavras de afeto, ou até mesmo o silêncio que lhe conforte a alma.
Não permita que quando a idade chegar você esteja só, não me refiro à família, mas a amigos. Não permita que quando você tiver seus netos você não tenha nenhum amigo por perto pra lhe ajudar a contar os casos de suas aventuras da mocidade, assim não será só você e seus netos, mas você, seu amigo, seus netos e os netos deles a rirem de momentos felizes. Será uma grande família ao invés de duas famílias isoladas.
Contrariando ao poeta Fernando Pessoa que diz que amizade não é pra sempre, amizade é sim pra sempre. Não deixe que a vida passe em branco, não permita que seus amigos se percam pelo caminho da vida sem que você esteja ao seu lado.
Amizade, uma palavra solta não significa nada a não ser o mero significado gramatical dos dicionários. AMIZADE: Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente: laços de amizade. Amor. Acordo: tratado de amizade. Benevolência, favor, serviço: provas de amizade.
Mas amizade é muito mais que isso, amizade não resume a meros significados, é algo de alma, algo que palavras não expressam, é a forma mais bela e pura de amar, é amar se receios, sem preconceito, verdadeiro, sincero.
Não se permita acabar só. Viva e deixe viver. Conserve sempre seus amigos por perto. Por fim a frase de Fernando Pessoa que traduz bem a amizade: “Poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se tivessem morrido todos os meus amigos!”

Por Lu Couto Gamito

Nenhum comentário:

Postar um comentário